quinta-feira, 12 de maio de 2011

O futebol como facto social total

Diversos têm sido os acontecimentos da História Humana que atraem grandes audiências. Contudo, nem a primeira viagem lunar conseguiu atrair tanta gente como um jogo de futebol.
Em Junho de 1978, mais de mil milhões de pessoas assistiram ao jogo de futebol entre as selecções da Argentina e da Holanda para a disputa da final do campeonato do mundo. Recentemente, a cerimónia de abertura da Liga dos Campeões Europeus, foi vista por mais de trezentos e cinquenta milhões de pessoas . Estes números demonstram que um jogo de futebol tem um especial significado para o Homem, dado que proporciona um ambiente de certa forma dramático partilhado por um grande número de pessoas.
O futebol tornou-se num espectáculo inigualável em participação humana. Tal acontece, não pelo facto do futebol ser em si mesmo uma actividade física, mas sim pelo facto de existir um vencedor e um vencido. Mesmo que não se identifique à partida com qualquer equipa, o espectador de um jogo de futebol não resistirá a ligar-se, a identificar-se, por este ou aquele motivo, a uma das equipas, mesmo que não haja nenhum interesse especial em jogo. De certa forma ligado a uma das equipas, e na incerteza do resultado de um jogo de futebol, o espectador acaba por sentir a necessidade de se solidarizar com outros espectadores também ligados à mesma equipa. Tal necessidade levou ao agrupamento  de pessoas com o objectivo de apoiar o clube de sua preferência, sempre que a equipa de futebol disputasse algum jogo. Isto resulta de um comportamento sublimado em nós , uma necessidade de competir com o próximo e por sua vez sentir que faz parte integrante e está  integrado dum grupo com ideal comum ,que  faz parte da tribo, com a sua bandeira, o seu estandarte e  evidentemente, o seu clube, cujas cores  carregadas de misticismo e simbolismo são defendidas até ao fanatismo   .

Sem comentários:

Enviar um comentário